A FEDERAÇÃO BRASILEIRA

 

Os textos a seguir apresentam um resumo histórico do estabelecimento da Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" no Brasil, bem como da fundação da Federação Brasileira da Ordem, seu desenvolvimento, sua cessação das atividades e seu pleno restabelecimento até os dias atuais.

Apesar dos esforços dos primeiros dirigentes da Ordem no Brasil, procurando fazê-la crescer com a instalação de várias Lojas, muitos foram os transtornos pelos quais eles passaram, culminando com a demolição das colunas da Federação, resultado de uma política governamental da época, aliada à grande catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial.

Todavia, a coragem, o zelo e a diligência de abnegados maçons e dos novos dirigentes da época, pòde fazer com que, tempos depois, a Ordem restabelecesse suas atividades, com o retorno da Federação Brasileira à sua vida normal, até a presente data.

Assim, os capítulos a seguir apresentam a história de "Le Droit Humain" no Brasil, desde 1918.

 

MUDANÇA DE SEDE

 

Em 1973, durante a gestão do Muito Ilustre Irmão João Conrado de Castro Ponte, a Federação Brasileira mudou da Rua de Santana, n° 123, sobrado, Centro, Rio de Janeiro, para sua atual sede, adquirida na Rua Álvaro Alvim, 24 / 13° andar Cinelândia, onde se encontra o seu Templo, graças aos esforços dos Irmãos Braz Cosenza e Sebastião Henriques. Em 1997 foi adquirido o conjunto n° 404, vendido em 2009 para aquisição do conjunto 1104, onde hoje se acha instalado o Gabinete do Representante do Supremo Conselho, a Diretoria Financeira e o Centro de Processamento de Dados. Em 1999 foi adquirido o conjunto n° 501, vendido em 2008 para aquisição do conjunto 1204, onde hoje se encontra instalada a Diretoria Administrativa. Em 2001 foi adquirido o conjunto n° 904, também vendido em 2009, a fim de ajudar na aquisição dos conjuntos 1204 e 1104, todos nesse mesmo prédio.

Em 1991 a Federação Brasileira recebeu a visita do Sereníssimo Grão Mestre, Muito Poderoso Soberano Grande Comendador M. Il. Ir. Marc Grosjean, e sua esposa, a Ilustre Irmã Louise Grosjean, por ocasião da realização do 1° ELA – Encontro Latino Americano e Caribenho, na cidade de Nova Friburgo-RJ.

 

NOMEAÇÃO DO REPRESENTANTE

 

Na Convenção Internacional de maio de 2012, realizada no Zênite de Paris, o Muito Ilustre Irmão Israel Denis 33º, foi eleito Membro do Supremo Conselho e nomeado Representante do Supremo Conselho junto a Federação Brasileira "Le Droit Humain", para um período de 5 anos, de maio de 2012 à maio de 2017.