Como criar uma Loja no Brasil

 

A criação de uma Loja de "Le D.H." no Brasil segue uma série de procedimentos.

1. Reunir pelo menos 10 "Mestres Maçons"que estejam realmente interessados em abrir uma Loja. Isto irá requerer de todos dedicação à Loja, presença constante e apoio financeiro para fazer frente às despesas.

São necessários 7 (sete) Mestres Maçons para se fundar uma Loja, porém, deve-se pensar na desistencia ou impedimento de um dos fundadores.

 

2. Quando se tratar de não maçons, o critério seletivo na escolha de candidatos e candidatas à Ordem, consta do texto " COMO SER UM MAÇOM DO "LE DROIT HUMAIN" que deverão ser em número mínimo de 10 (dez), entre homens e mulheres, não importando profissão ou atividade que exerçam, desde que dentro da lei, serão orientados quanto aos procedimentos para a fundação da Loja.

 

3. É desejável que haja um espaço para a instalação do Templo, com no mínimo 8 metros de comprimento e 4 metros de largura, além da infra-estrutura necessária ao funcionamento da Loja, composta de mobiliário, equipamentos diversos,  materiais gerais e maçônicos específicos. 

 

4. Os membros fundadores estabelecerão os dias de reunião, para que haja pelo menos uma reunião por mês sendo que é conveniente um período de  recesso anual para eventuais obras.

 

5. A Loja tem obrigações financeiras para com a Federação Brasileira, a manutenção do seu espaço entre outras. Estes valores são rateados entre os membros de forma igual desde o dia que ingressa até o mais alto grau. Geralmente a contribuição é mensal.

 

6. Ao ingressar na Ordem solicita-se ao candidato um valor destinado a cobrir despesas relacionadas à seu ingresso na Loja.

 

7. Toda Loja tem o hábito de praticar a beneficência de forma coletiva. Todas estas ações são decididas em assembléias na Loja e rateadas na medida da capacidade financeira de cada um.

 

8. Seria bastante desejável que fundação de uma Loja fosse realizada no Rio de Janeiro, na Sede da Federação. Assim todos teriam a oportunidade de ver as instalações da nossa Federação e receber a Iniciação em nosso Templo central. Não sendo possível, deverá considerar o deslocamento de membros de nossa Ordem para as cidades onde o grupo deseja fundar uma Loja. Caso os futuros membros já tenham providenciado a instalação de uma Loja, as Iniciações poderão ser feitas no futuro Templo maçônico. 

 

9. É importante mencionar que no seio de nossa Ordem nossos membros têm por objetivo principal "desbastar sua pedra bruta". Isto quer dizer que somos pessoas comuns, procurando, dentro de nossas possibilidades, melhorar  principalmente através da prática da FRATERNIDADE, da MORAL, da ÉTICA e dos BONS COSTUMES.

 

10. Nossa Obediência  aceita receber Irmãos de outras Obediências Regulares em nosso meio, e mesmo afiliá-los em nossa Ordem, desde que sejam reconhecidas por nosso Supremo Conselho. Existem algumas normas para isso que devem ser obedecidas, e que podem ser esclarecidas no devido tempo.