Como se tornar um maçom do Le Droit Humain

 

A Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" é, antes de tudo, uma escola de moral e ética, uma instituição iniciática, filosófica, laica, educadora e filantrópica, que tem por missão trabalhar para o desenvolvimento e o progresso da Humanidade. No plano individual, busca promover o progresso do valor individual, sem a imposição de dogmas e sem a necessidade de abandonar sua cultura ou ideais religiosos. No plano grupal, trabalha para unir homens e mulheres que aprovam uma espiritualidade humanista, e que respeitem suas diferenças culturais e individuais. Tornar-se maçom é, portanto, viável a todos que procuram seu desenvolvimento individual, a fim de que possam também ajudar no desenvolvimento da Humanidade. Se você acha que essa é a sua aspiração, veja como tornar isso possível.

 

Requisitos para se tornar um maçom do Le Droit Humain

 

1. De acordo com nossa Constituição Internacional "Le Droit Humain", o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos completos.


 2. O candidato deve ter independência financeira. A Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain", como toda e qualquer instituição similar sem fins lucrativos, vive da contribuição de seus membros ativos. Para tal, taxas e emolumentos são cobrados dos seus membros ao longo de sua vida maçônica, a fim de cobrir despesas inerentes ao funcionamento da instituição, tais como pessoal, serviços públicos, papelaria, cópias, aluguel, condomínio, etc.

 

3. O candidato deve se comprometer a freqüentar assídua e regularmente às reuniões ritualísticas de sua Loja. Para tal, ele deve morar ou trabalhar na cidade onde existam Lojas de "Le Droit Humain", ou então, a uma distância tal que lhe permita não faltar às reuniões. Isso é extremamente importante, pois seu progresso na Ordem também depende de sua freqüência, considerando que ela não tem qualquer tipo de ensinamento por correspondência, pois toda instrução é ministrada exclusivamente no âmbito da Loja.

 

4. Assim, se você se mostrar interessado em ingressar na Ordem, consulte nossas lojas e oficinas com os nomes das cidades onde se localizam, bem como os dias e os horários das reuniões. Veja então se em sua cidade existe alguma Loja onde você possa pedir seu ingresso. Em cidades com mais de uma Loja, escolha aquela cujo dia e horário melhor atenda a seus interesses. Lembre-se sempre que a freqüência às reuniões é fundamental e imprescindível para seu progresso na Ordem

 

5. Após sua leitura atenta, preencha o formulário contato@droithumain-brasil.com, e o envie a nós, não se esquecendo (IMPORTANTE) de informar no quadro "Comentários" o dia e a Loja escolhida, bem como se realmente assume o compromisso de ser assíduo e freqüente em sua Loja. Estando essas informações completas, breve responderemos à sua solicitação.

 
Agora que você já leu, nos dê uma boa razão para que você venha a se tornar um maçon.
 
 
 

Outras informações

 

O pedido de ingresso também pode ser solicitado através da apresentação de um membro de uma Loja Simbólica. Assim, seja através da Internet, ou por meio de apresentação, em ambos os casos, os procedimentos administrativos são os mesmos.

Se o Candidato for aceito, ele passará por uma cerimônia que é chamada de Iniciação, cuja etimologia significa Início (do Latim "Initium"). A cerimônia de Iniciação é realizada de acordo com um ritual específico.

Após esta cerimônia, o Candidato se torna um Aprendiz. A disciplina na qual ele é submetido o favorece a uma reflexão e lhe permite extrair o máximo de ensinamentos das Reuniões nas quais ele está presente. Estes rituais não praticam qualquer culto nem adorações pessoais, mas apenas a busca da Verdade.

Empenhado numa jornada que é ao mesmo tempo pessoal e coletiva, o Aprendiz progredirá ao longo do caminho iniciático e poderá ascender aos diferentes graus conferidos pela Ordem.

A Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain" exige de seus membros um respeito mútuo. Ela admite todos aqueles que buscam o aperfeiçoamento moral. O objetivo não é criar uma elite intelectual, mas contribuir com o aperfeiçoamento de homens e mulheres livres. Assim, todo candidato, como também todo Maçom, deve estar em permanente questionamento sobre essas perguntas:

"SOU UMA PESSOA LIVRE?"

"SOU UMA PESSOA DE BONS COSTUMES?" 

"SOU UMA PESSOA ÉTICA E DE MORAL ILIBADA"? 

É importante que façamos um real esforço de nossa parte para sermos LIVRES, de BONS COSTUMES, ÉTICOS e de MORAL ELEVADA. Somente desta forma poderemos caminhar com segurança em direção ao nosso desenvolvimento.

Se em sua cidade ainda não existe uma Loja de nossa Ordem, consulte o texto "Como criar uma loja no Brasil e veja se é possível instalar uma na cidade.